Coruja Lapónica (Strix Nebulosa)




A Coruja-lapónica (Strix Nebulosa) ou coruja-cinzenta é uma grande coruja cinza com plumagem densa e fofa, asas compridas e cauda, ​​e uma cabeça grande sem tufos de orelha. O nome da espécie nebulosa é derivado do latim Nebulosus, que significa neblina ou neblina. Esta coruja é a ave símbolo da província de Manitoba, no Canadá.

Tamanho: Comprimento 61-84cm. Comprimento da asa 387-483mm. Envergadura até 152cm. Comprimento da cauda 285-347mm. Peso 790-1454g. As fêmeas são maiores e mais pesadas que os machos.

Hábitos: A coruja cinzenta é mais ativa à noite, mas também ao entardecer e pouco antes do amanhecer; às vezes é ativa durante o dia na época de reprodução.



Caça e presas: A Coruja-cinzenta caça principalmente durante o início da manhã e no final da tarde, especialmente durante o inverno, mas também caça durante outras horas do dia e à noite. Embora seja uma coruja muito grande, pequenos roedores são a sua presa principal (80 a 90% da dieta), com camundongos sendo o alimento mais importante no Alasca, Canadá e Oregon. Os Geomyidae (geomiídeos ou pocket gophers em inglês) são o alimento mais importante na Califórnia. Outros mamíferos caçados incluem ratos, camundongos, esquilos, coelhos, toupeiras e doninhas. Aves raramente são capturadas.




Adaptado de: The Owl pages https://www.owlpages.com/owls/species.php?s=1770

Imagens: Wikimedia Commons

Feito pela jornalista Kátia Boroni para os sites:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como funciona a audição das corujas?

Saiba tudo sobre a Egagrópila

O criador das Corujas