CORUJAS E FOGOS





Felicidade, amor, alegria... são muitos os sentimentos vivenciados nas Festas de fim de ano. Porém para alguns é tempo de medo e até de pânico, de um desespero que pode causar até a morte devido a uma combinação explosiva: fogos de artifício e animais, especialmente as corujas.

Temos que ter a consciência de que apesar de muito populares e bonitos, os fogos provocam muito barulho para nós, seres humanos, e ensurdecedores para muitos animais domésticos e silvestres. O uso dos fogos afeta muito mais a vida selvagem do que nós podemos imaginar, e algumas espécies podem morrer ou ficar surdas para sempre devido ao barulho deles.

Uma coruja de igreja (Tyto furcata), conhecida popularmente como Suindara, possui uma capacidade auditiva 10 vezes maior do que a nossa. As penas da sua face formam um “disco facial”, que se assemelha a uma antena parabólica, capturando e direcionando os sons para os seus ouvidos, para que assim ela possa localizar sua presa na escuridão. Por sua audição tão apurada, o efeito do barulho ensurdecedor dos fogos de artifício causam danos graves nelas.

As corujas desorientadas pelos fogos podem se chocar em janelas de vidro, ser atingidas por rojões, abandonarem seus ninhos e depois não acharem eles novamente causando a morte dos filhotes, podem até ser atropeladas ou atingidas por carros ao voarem perdidas na escuridão. Não conseguirão caçar, e isso pode até causar a sua morte por inanição caso estejam com um peso muito baixo.

Quem tem uma coruja em casa tem que redobrar os cuidados, pois elas também podem se ferir ou fugir por causa do barulho. Se você mantem a sua coruja solta, ela pode ficar desorientada e voar em direção as janelas e este choque pode até ser fatal. 

Elas também podem ficar agressivas e acabar machucando alguém da casa. Mas o principal é o perigo de fuga, qualquer fresta e ela poderá fugir e se perder para sempre. Caso a coruja esteja atrelada a um poleiro, ela pode se assustar muito e começar a se debater e tentar fugir dele, e assim causar lesões nos tarsos.

 A melhor forma de proteger suas corujas é coloca-las dentro de um cômodo silencioso dentro de sua casa. Como as corujas da espécie coruja de igreja gostam de se esconder em pequenos espaços, uma simples caixa de papelão pode servir de refúgio e acalmar a coruja.

E não se esqueçam dos animais domésticos, cães e gatos também sofrem muito com os fogos. Animais como os coelhos que já são assustados por natureza também precisam ficar em ambiente seguro.


Todo o cuidado é pouco.
Abraços,
Kátia Boroni
#corujas, 
#diganãoaosfogos
 #anonovosemfogos


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saiba tudo sobre a Egagrópila

Como funciona a audição das corujas?

Papo de criador: André Schuarts do Paradijs Vogel